Antioxidante é a função de um ingrediente específico que atua sobre os radicais livres.
Radicais livres são os principais causadores do estresse oxidativo, o envelhecimento celular. Esses radicais são gerados por diversos fatores, como a contaminação, o estresse, fumaça de cigarro, alimentos ricos em gorduras, dentre outros.
Para que uma substancia atue como antioxidante, deve ser capaz de reagir fácil e especificamente com um radical livre e assim fazendo com que ocorra um equilíbrio e não gere danos ao organismo.
Ações antioxidantes presentes em diversos alimentos tem adquirido um grande reconhecimento no campo da nutrição, já que seu maior consumo esta fortemente associada a um menor risco das enfermidades que afeta atualmente a população, principalmente alguns tipos de cânceres, enfermidades neurodegenerativas e cardiovasculares.
Os antioxidantes podem ser obtidos de forma endógena (produzido pelo próprio organismo), ou exógena os quais encontramos principalmente em fontes alimentares como as frutas e verduras, sendo a família dos berries, como morango, framboesa, mirtilo, amoras entre outras, os que possuem uma maior concentração de antioxidantes e flavonoides e polifenois.
Para poder saber a quantidade de antioxidante presente em um alimento, se realiza um método analítico que mede o ORAC, que é a capacidade de absorção dos radicais livres.
Na tabela seguinte encontrarão a comparação de ORAC de diferentes alimentos:
Mirtilo- Cereja- Damasco- Framboesa- Kiwi- Maçã- Amoras
Fonte: Base de dados, Portal Antioxidante INTA
Um alimento considerado uma boa fonte de antioxidante dependerão de:
- A frequência do consumo do alimento
- A quantidade de antioxidantes que se encontram no alimento
- A facilidade de absorção do alimento
A USDA, agencia dos EUA recomenda uma ingestãoo diária entre 3000 e 5000 unidades de ORAC.
A OMS recomenda que diariamente consumíssemos ao menos 3 frutas por dia, mas ao longo do dia com diferentes cores, e é por essa razão que também se recomenda que ao menos 1 dessas porções sejam de berries, como os morangos, amoras, framboesa, mirtilos, já que são da família de fruta que tem o maior quantidade de antioxidantes.
Sendo os antioxidantes presentes nos berries, que possuem grande biodisponibilidade, o que significa que a maior quantidade de antioxidantes são absorvidas pelo organismo.
Mas assim também tem que ter alguns cuidados com a preparação adequada dos alimentos, para não perder os benefícios que oferecemos para a nossa saúde:
- Sempre lavar as mãos antes de preparar algum alimento
- Somente utilizar um alimento cuja a procedência é adequada